domingo, 16 de outubro de 2011

Dinheiro – Gertrude Stein


Todo mundo agora só tem que resolver. Dinheiro é dinheiro ou não é dinheiro dinheiro. Todo mundo que ganha e gasta todo dia para viver sabe que dinheiro é dinheiro, qualquer um que vota para que seja arrecadado como imposto sabe que dinheiro não é dinheiro. Isto é o que deixa todo mundo louco.

Era uma vez um rei e ele se chamava Luiz 15. Ele gastava e gastava e um dia alguém ousou falar com o rei sobre isto. Ah, disse ele, depois de mim o dilúvio, pra mim vai dar, então qual é a diferença. Quando este rei começou seu reinado, ele era conhecido como Luiz, o bem-amado, quando ele morreu ninguém nem ficou ali para fechar seus olhos.

Mas realmente o problema vem desta pergunta dinheiro é dinheiro. Todo mundo que vive disto todo dia sabe que dinheiro é dinheiro mas as pessoas que votam dinheiro, presidentes e congresso, não pensam assim sobre dinheiro quando elas votam. Eu me lembro quando meu sobrinho era um menininho ele estava andando num lugar e ele viu uma porção de cavalos; ele veio para casa e ele disse, oh papai, eu acabei de ver um milhão de cavalos. Um milhão, disse o pai, bem de qualquer jeito disse meu sobrinho, eu vi três. Isto veio a ser o que nós todos dizíamos quando qualquer um usava números que eles não podiam contar, bem de qualquer jeito, um milhão ou três. Esta é toda a questão. Quando você ganha dinheiro e gasta dinheiro todo dia qualquer um pode saber a diferença entre um milhão e três. Mas quando você vota gastar dinheiro não há nenhuma diferença entre um milhão e três. E todo mundo tem que resolver se dinheiro é dinheiro para todo mundo ou não é.

Isto é o que todo mundo tem que pensar um bocado ou todo mundo vai ficar muito infeliz porque chega a hora em que o dinheiro é votado, de repente, vira dinheiro igual ao dinheiro que todo mundo ganha todo dia e gasta todo dia para viver e quando essa hora chega todo mundo fica muito infeliz. Eu gostaria mesmo que todo mundo resolvesse sobre dinheiro ser dinheiro.

É muito difícil para qualquer um entender que dinheiro é dinheiro quando têm mais do que eles podem contar. É por isso que deveria existir algum tipo de sistema que dinheiro não fosse votado correndo. Quando você gasta dinheiro que você ganha cada dia você naturalmente pensa várias vezes antes de você gastar mais do que você tem e você geralmente não tem. Agora se houvesse algum acordo de que quando alguns votassem para gastar dinheiro, que eles teriam que esperar muito tempo e outros teriam que votar antes que eles votassem de novo para ter dinheiro, enfim, se houvesse algum jeito de fazer um governo lidar com dinheiro do jeito que um pai de família tem que lidar com dinheiro, se pudesse haver. O sentimento natural de um pai de família é que quando qualquer pede dinheiro para ele, ele diz não. Qualquer pai de família, qualquer membro de uma família, sabe tudo sobre isso.

Então ate que todo mundo que vota o dinheiro público lembre como ele se sente como pai de família, quando ele diz não quando qualquer um na família quer dinheiro, até esse tempo chegar, vai ter um bocado de problema e alguns anos depois todo mundo vai ficar muito infeliz.

Na Rússia eles tentaram  decidir que dinheiro não é dinheiro, mas agora devagar e certo eles estão voltando a saber que dinheiro é dinheiro.

Que você queira ou não, dinheiro é dinheiro e é isso aí. Todo mundo sabe. Quando eles ganham e gastam eles sabem eles realmente sabem que dinheiro é dinheiro e quando eles votam eles não sabem que é dinheiro.

Este é o problema com todo mundo, é muito difícil saber o que você sabe. Quando você ganha e gasta você sabe a diferença entre três dólares e um milhão de dólares mas quando você fala e vota soa tudo igual. É claro que é, seria para qualquer um e essa é a razão porque eles voltam e continuam votando. Então agora, por favor, todo mundo, todo mundo, todo mundo, por favor, dinheiro é dinheiro, e se é, deve ser a mesma coisa se é o que um pai de família ganha e gasta ou um governo, se não é, mais cedo ou mais tarde é um desastre.

Tradução de Suzana de Moraes  e Waly Salomão





Gertrude Stein [1874-1946] nasceu nos Estados Unidos. 
Gertrude Stein viveu mais de 40 anos na França. 
Gertrude Stein é uma escritora norte-americana. 
Gertrude Stein é Gertrude Stein é Gertrude Stein é Gertrude Stein. 
Esta tradução de "Dinheiro" foi publicada originalmente no extinto caderno Folhetim, da Folha de S. Paulo, n. 350, p. 12, no dia 09 de outubro de 1983. 
Embaixo da tradução vinha a seguinte nota dos tradutores: 
"do livro em preparação Gertrude Stein elementar"
livro que, infelizmente, nunca veio a  lume. 

Sem comentários:

Enviar um comentário